Noticias

I Seminário de Estudos Prisionais - Sistema Prisional Brasileiro: Diagnósticos e Perspectivas. Dia 27/11/2009

26 Nov 2009


O Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA promovem o Seminário Estudos Prisionais- Sistema Prisional Brasileiro: Diagnósticos e Perspectivas. O Seminário é uma atividade de extensão da Universidade e visa apresentar trabalhos sobre prisões, produzidos por docentes/pesquisadores do tema e de pós-graduandos.

Pela primeira vez as prisões serão tema de um seminário que tem como característica a multidisciplinaridade de abordagens sobre prisões. Serão tratados, desde a perspectiva histórica das prisões na Bahia, até a condição dos egressos do sistema prisional, passando pela discussão sobre a sociedade dos cativos e as condições de trabalho de agentes prisionais, além da saúde mental nas prisões e da polêmica discussão sobre a privatização das prisões. Na oportunidade também será discutido o Programa Liberdade Cidadania, realizado pela Pastoral Carcerária em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

O Seminário contará com abordagem dos Professores Doutores da UFBA, Luiz Lourenço, Milton Júlio de Carvalho Filho, Sandro Cabral e Thereza Coelho que abordarão respectivamente a condição de trabalho dos agentes penitenciários, a condição dos egressos das prisões, os modelos de privatização de presídios e a saúde mental nas prisões. Além da doutoranda Cláudia Trindade que abordará a história das prisões na Bahia.

Quando a sociedade brasileira é conclamada a discutir as saídas temporárias das prisões, o modelo vigente de progressão de regime e a própria pena privativa de liberdade, os pesquisadores da UFBA, vasto material de pesquisa e conhecimentos técnicos sobre prisões. É a possibilidade de ampliação da compreensão do complexo e contraditório universo prisional.

O Seminário foi organizado pelo LASSOS – Laboratório de Analise da Segurança Pública, Cidadania e Solidariedade e apoiado pela Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA que já mantém linha de pesquisa específica que abriga a produção de dissertações e teses sobre prisões.

O Seminário Estudos Prisionais – Sistema Prisional Brasileiro: Diagnósticos e Perspectivas será realizado dia 27/11/2009, sexta-feira, no auditório do PAF III, de 8:30 às 12:30h. O público alvo é: interessados em geral, profissionais de segurança pública, de organizações sociais, sociólogos, assistentes sociais, psicólogos, profissionais da área de saúde, entre outras áreas, além de estudantes, pesquisadores, técnicos da área de justiça e direitos humanos e operadores do direito e demais segmentos da sociedade com interesse pelo tema. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminarios.lassos@gmail.com, enviando o nome completo, o número do CPF, o endereço completo e a formação. Os inscritos devem aguardar o e-mail de confirmação. Os participantes interessados terão certificado de extensão universitária.

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key