Noticias

Curso de Extensão - Estratégias de Pesquisas em Fontes de Informação Eletrônica

30 Apr 2009


Curso de Extensão - Estratégias de Pesquisas em Fontes de Informação Eletrônica

Objetivos: Apresentar as principais etapas do projeto de pesquisa cientifica, processo importante para a compreensão e domínio das estratégias de busca. Através da abordagem critica, o aluno-pesquisador estará habilitado a diferenciar o rigor e a flexibilidade metodológica da pesquisa referencial eletrônica, priorizando os recursos de busca e a criatividade na recuperação de informações na Internet, assim como: • Discutir os aspectos da competência informacional; • Apresentar ao pesquisador o universo referencial, as possibilidades; • Retornar na construção do projeto de pesquisa; • Ressaltar a complexidade relacionada à diversidade temática das bases de dados e forma correta de utilizá-las; • Apresentar os formatos da pesquisa em fontes de informação eletrônica; • Contribuir a autonomia dos cursistas para a pesquisa em fontes eletrônicas, assim como agente multiplicador nas organizações e instituições.

Público Alvo: Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) oriundos das diversas áreas do conhecimento, assim como profissionais interessados a aprender e apreender os mecanismos de buscas em banco e bases de dados científicas.

Investimento: R$ 200,00 - parcelado em 02 vezes. Apenas dinheiro ou cheque. O pagamento pode ser feito na Secretaria do NEA ou depósito bancário identificado no Banco do Brasil - IMPRESCINDÍVEL o envio do comprovante via fax.

Início das aulas: 04/05/2009 Carga Horária: 32 h Duração: 3 semanas Periodicidade: Semanal Nº máximo de Vagas: 20 (sendo possível somente uma pessoa por máquina)

Detalhes: Cronograma: * Cronograma sujeito a alteração.(acesse o site: www.adm.ufba.br/nea)

Período: 04 a 20 de maio de 2009.

Dia da semana: Segundas, quartas e sextas feiras Eventualmente aos sábados.

Horário: Das 14h às 18h

Realização: NEA - Núcleo de Extensão em Administração 71-3283-7333/34

Observações: Incluso material didático. Os alunos que obtiverem freqüência igual ou superior a 75% receberão certificado de extensão da ADM/UFBA.

Estrutura Curricular: Origem e perspectiva; Princípios da competência informacional; Princípios da pesquisa científica; Estrutura do projeto de pesquisa; As fontes de informação; Estratégias de pesquisa: conceitos e práticas; Ciclo da pesquisa referencial; Etapas da pesquisa científica X estratégias de pesquisa; Pesquisa avançada: operadores booleanos e truncadores; Avaliação das fontes de informação; Conhecendo a ferramenta de pesquisa; Sistema de bibliotecas (catálogos); Estrutura das bases de dados; Bases de dados (referenciais: SciELO? , Scopus, WilsonWeb? , SocIndex? , outras); Estratégias da pesquisa eletrônica: truncamento, operadores lógicos (booleanos); Prática de pesquisa; Bases de dados (dissertações/ teses: teses CAPES, Biblioteca Digital do IBICT, Domínio Público e Scirus ETD; estatísticas: IBGE, CETIC, Alice, outras); Estratégias de pesquisa: currículo lattes; Ferramentas úteis para o trabalho e a pesquisa científica; Apresentação do Portal CAPES; Limitações do portal de periódicos CAPES; Recursos disponíveis do Portal CAPES; Bases de dados selecionadas: FrontPage? ; Localizar revistas por área temática; Bases de dados interdisciplinares; Periódicos CAPES – acesso livre; Consulta de patentes; Pesquisa no Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas – CCN; Cadastro no Programa de Comutação Bibliográfica – COMUT; Simulação COMUT; Escolha das bases de dados – verificação de aprendizagem; Praticando as ferramentas; Encontro especial (currículo lattes, artigos científicos ou normas da ABNT) escolhida pelos cursistas; Atividade para verificação de aprendizagem.

Inscrições: Na secretaria do NEA, em horário comercial ou no próprio site no link (www.adm.ufba.br/nea)

Local: Escola de Administração da UFBA (Vale do Canela) - Laboratório 03 (3º andar)

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key