Noticias

Palestra Solidariedade pragmática? Género, redes e grupos de ajuda mútua na Guiné-Bissau.

22 Aug 2011


II Seminário Novas Tecnologias e Saúde

Palestra

Solidariedade pragmática? Género, redes e grupos de ajuda mútua na Guiné-Bissau.

Aline Afonso Doutora em Estudos Africanos, Centro de Estudos Africanos ISCTE-IUL - Portugal

Dia: 24 de agosto de 2011 Horário: 09h – 12h Local: LIDES Campus São Lázaro UFBA

A comunicação pretende reflectir sobre o papel e a dinâmica das redes informais de mulheres na superação dos condicionalismos sociais para o acesso aos sistemas de saúde privada na Guiné-Bissau.

Na África subsahariana este sector tem vindo a desenvolver-se no rescaldo da aplicação dos Programas de Ajustamento Estrutural dos anos oitenta e noventa que conduziram os governos ao progressivo abandono dos programas saúde pública. Na Guiné-Bissau o funcionamento do sistema de saúde público foi ainda agravado pela instabilidade política e pelos sucessivos conflitos civis que se deram no país

Neste cenário, as mulheres acabaram por ser mais sacrificadas. O vazio de políticas públicas para a área de saúde demandou maiores sacrifícios as mulheres. A necessidade de dedicar mais tempo as actividades de reprodução (não remuneradas) e consequentemente a diminuição do tempo disponível para as actividades de produção acabariam por criar uma dinâmica de cada vez mais baixos rendimentos e simultaneamente cada vez mais necessidade de suprir o vazio/insuficiências de políticas públicas sociais.

Argumenta-se que as redes informais de solidariedade criada entre as mulheres se apresentaram como o mecanismo fundamental para garantir o acesso de inúmeras mulheres e suas famílias ao sistema privado de saúde na Guiné-Bissau.

Esta comunicação foi desenvolvida no âmbito do projecto Género e Pluralismo Terapêutico: Acesso das mulheres aos cuidados de saúde privados em África (CEA-ISCTE)

     



Nome de usuário:
person
Senha:
key