Logo Faced

Logo Prefeitura de Irecê

Logo PSL-BA

Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Com o surgimento de novas tecnologias da informação, e a evolução dos meios de comunicação, no caso a comunicação via Net, surgiram novas conexões entre mundos isolados anteriormente, sem comunicação e em certos casos, sem nem mesmo conhecerem esses recursos. A partir da democratização dessas tecnologias, esse isolamento passou a ser decrescente, e logo as distâncias geograficas foram rompidas, através da comunicação em tempo real que a internet proporciona. Isso faz com que o mundo se transforme em um único bloco, sem limites geograficos, literalmente globalizado e com acesso a todas as informações sobre os mais variados acontecimentos nas mais longincuas partes do mundo

A comunidade virtual é uma transformação que está emergindo o mundo, fazendo com que as pessoas mergulhem no universo das comunicações, buscando conhecimentos e mas aproximação com idéias nas formas de relacionamento nas relações sociais. Com a tecnologia as informações e as comunicações surgem com mais facilidade, tornando as culturas mas desenvolvidas nas atividades de aprendizagem.

As evoluções humanas e a distância entre os contatos com as pessoas foram necessárias outras formas para assegurar os laços culturais e o intercâmbio entre as comunidades virtuais que crescem cada vez mais, sejamos claros sobre o que sobre o que o que se vincula a esse aprendizado da inteligência computadorizada.

A tecnologia tem facilitado muita a vida das pessoas, chegando mas rápido aos nossos destinos, è por meio da internet que se abre caminhos para um bom bate-papo ou para uma cultura desconhecida, podendo provocar riscos.

A felicidade está nas pequenas coisas, basta que tenhamos a sensibilidade de percebê-las, com ou sem o auxilio da tecnologia.

O século XXI deixa de ser cenário de ficção científica para tornar-se cotidiano(Lévy, Pierre.Cibercultura). O "futuro " talvez não seja tão fantástico como havíamos previsto. Muitas conquistas já foram e estão sendo concretizados. Há de convir que estamos participando de uma transformação nas culturas humanas - cibercultura, ciberespaço, comunidade virtual. As transformações, as revoluções dos meios de comunicação surgem e se inovam de acordo com as demandas sociais. O ser humano faz parte de uma sociedade tendo direito a ter direitos, bem como construir novos direitos e rever os já existentes. Participar é ser parte e fazer parte. Fazer parte é interagir com o espírito compartilhado na troca de idéias e informações de interesses comuns, para atingir os seus objetivos que não poderia alcançar sozinhos. As comunidades virtuais proporcionam a reunir-mos por um senso comum, independente das proximidades geográficas. Ela permite as interações entre os seus membros, sem limites de tempo e distância, como também facilitra a ocorrência dos processos comunicativos de natureza colaborativa. Com as comunidades virtuais podemos ampliar e estabelecer relações para podermos criar, comunicar, trocar experiências, discutir, participar e produzir conhecimentos. Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesse, de conhecimentos e não uma proximidade física. Por outro lado, a noção de comunidade virtual também recebem muitas críticas. Somos conscientes que nem todos têm condições aquisitivas para participar, manter contato constante na rede digital, assim há exclusão e, as comunidade virtuais seriam elirizadas, acabando com o discruso dea democracia e liberdade da internet. Além dessas críticas, a questão das comunidades virtuais é preocupante, tememos que venha romper os laços de proximidade e as relações face a face, ainda presentes na sociedade contempoânea

No mundo atual possuias mais incriveis formas de comunicação e esses têm sofrido grandes transformações de forma que a educação tem procurado alcançar tais mudanças e acompanha-las. irecê cidade do interior baiano, começa a abrigar as novas comunidades virtuais e faz parte de diversas salas de comunicação virtual tanto no ensino fundamental, médio e superior. As comunidades virtuais são constituidas por grupos que possuem interesses comuns, assim como os cyberespaços são espaços de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores(LÉVY).

Entendemos que as comunidades virtuais, estabelece relações sociais mediadas por saberes que transcedem tempo, espaço e padrões pré-estabelecidos. A progressiva evolução da sociedade, requer transformações no modo da comunicação. Os mais conhecidos e usados são, a oralidade, a escrita e atualmente a Cpmunicação Digital, a qual vem sendo adotada como eficiente estratégia em programas de Educação on-line. As comunidades virtuais consubstancianciam uma memória coletiva social, um espaço de auto organização permanente entre as redes e o individual. Vão além das formas canônicas do saber, constroem cenários em que se desenvolvem significações e simulações inéditas, promovendo aprendizagem independente de orígem, raça, cor, nível ou qualquer classificação.

O constante desenvolvimento de novas tecnologias é uma sociedade de comunicação digital, que vem sendo crescentemente adotado como eficiente estratégia em programas de Educação On-line. As comunicações virtuais de aprendizagem, alimentadas por sistemas de conferências eletrônicas vias E-mail, web, correio eletrônico, bate-papo e outro.

A comunidade digital atualiza uma sociedade por meio da fala, escrita, imagem, pela sonoridade e requer uma determinada ética. Internet afeta o jeito de fazer amigos na medida em que abre outros caminhos de relações com pessoas que podem estar distantes no espaço e muito próximos nos interesses compartilhados. A tecnologia tem facilitado em muito a vida das pessoas e o progresso está em todos os lugares a todos os momentos. A comunidade virtual articula uma reflexão como uma herança na atualidade.

É dessa interação que desperta o interesse pelos valores sociais, coletividades, hábitos e costumes, se expressa pelas pessoas que têm interesses comuns. Hoje a sociedade está em busca de novas formas de organização e expressão para facilitar as comunicações.

Em nossas reuniões já estamos reconhecendo a necessidade da vivência com a tecnologia,pois, a todo o momento temos que nos comunicar para ficarmos atualizados com o que está ocorrendo na rede, e trocarmos idéias do nosso interesse.

A comunidade é baseada na vizinhança, parentescos e na amizade, isso reflete com a comunicação entre as pessoas que tem tempo disponível para encontros pessoais. Hoje com a falta de tempo a comunicação está sendo mais pelos hábitos e tradições por meios de computadores e outra vias, as comunidades virtuais está presente na comunidade contemporânea em discursões da tecnologia da informação e comunicação, sobre tudo a internet, apresentam uma nova recenficuração das demissões tempo e espaço, proporcionando novas relações entre as pessoas, criando novos hábitos, valores, costumes e comportamentos.

Os e-mails geram um novo prazer do ato de escrever a comunicação torna-se mais ágil e a escrita é mais fácil. A comunicação é a troca de informações pela internet é a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem, cada vez mais pessoas estão enviando e recebendo mensagens, acessando salas de bate-papo, que trouxe uma cultura divergente de normas culta da linguagem que vai ao encontro da maneira como o povo fala, abreviando e simplificando a comunicação.

Página Inicial >> WebAtividades >> WebAtividadesCiclo4 >> GETecnologia >> PageGrupo5

Agenda/ Notícias:
Dia 12/03/07: Entrega das cópias dos memoriais
Seminário de Abertura do Ciclo Sete
Acontece 03 a 08/04
Acontece de 26/03 a 01/04
Acontece de 01 a 03 de dezembro
Acontece de 24 a 29 de outubro
Acontece de 17 a 22 de outubro

Cadastrar Notícia?


Copyleft pela FACED-BA

TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%