Página do Grupo 3 
                                         Planejamento
Objetivo Geral: Integrar os cursistas numa comunidade digital participativa.
Objetivos:
 
-  Posssibilitar a inclusão digital mediante a interação entre os componentes do grupo, atendendo às necessidades individuais.
  -  Mobilizar os cursistas com maior desempenho em tecnologia a fim de socializar conhecimentos adquiridos.
  -  Conscientizar os cursistas da importância da inclusão digital.
  -  Propiciar um ambiente solidário e acolhedor, onde as dificuldades sejam superadas sem discriminação de conhecimento.
 
 
Dificuldades do Grupo A (encontro dia 08 às 14h - com Vera Lucia)
Abrir e-mails e enviá-los
Navegar na internet
Componentes:
Célia Rodrigues da Silva
Zilmária Rocha Gomes
Gizélia Barbosa Ferreira
Vera Lúcia M. Cavalcanti
Dora Lucia P. Rocha
Maria Daci Amorim da Silva
Grupo B - encontro dia 06/09 às 16h - com Samai de Azevedo
Publicar textos no blog
Comentar textos
Selecionar, copiar e colar
Navegar na internet
                         Relatório do Encontro III
                                                              06 e 08/08/2005 
    Combinamos que todos os cursistas estudariam a apostila sobre comunidades virtuais, mas não foi discutida nesse encontro porque a maioria não tem posse da mesma, nem acessam a internet para fazer a leitura. Ficou, então, marcado para o próximo encontro, uma discussão sobre as comunidades virtuais e sua importância.
    A aula foi muito proveitosa porque foi criado um ambiente propício para uma boa aprendizagem. Os colegas cursistas se sentiram à vontade para perguntar e tirar as suas dúvidas, mexer no computador e descobrir funções simples como justificar textos, sublinhar, utilizar outras cores e outros recursos para personalizar seus textos. Muitos estavam com problemas com as senhas do blog e foram alteradas a fim de publicarem suas reflexões.
                          Relatório do Encontro II    
                                                           13 e 14/09/2005
    O processo de intimidade com a máquina é muito lento. Muitos cursistas têm dificuldades para o manter as senhas do email ou blog dificultando assim o acesso aos mesmos. Alguns confundem muito, não conseguem armazenar ou mesmo repetir a senha, dificultando e muito o processo de aprendizagem.
    O uso da internet, em alguns casos, está sendo usado somente nos momentos com a monitoria, fazendo com que se  distanciem do restante do grupo. Os encontros são marcados na lista de discussão; nem todos acessam e ficam sem saber. Apelei para o mural a fim de evitar desencontros.
                                                    TEXTO COLETIVO
                                      COMUNIDADES VIRTUAIS
     Segundo os professores Edvaldo Couto e Nelson Preto no Artigo- Comunidades Virtuais-, a questão das comunidades virtuais tem gerado controvérsias entre os pesquisadores, sobretudo entre aqueles que apostam  que o surgimento dessas e outras alternativas  de comunicação  romperá os laços de aproximidade e as relações face a face,ainda presentes na sociedade contemporânea.                     
     Estamos na era da cultura da interação. A tecnologia vem invadindo o mundo de maneira apressada, de forma que devemos nos atualizar para não ficarmos excluídos do mundo digital. Mediante as tantas demandas do mundo globalizado temos que estar atentos aos temas e nos policiarmos no que diz respeito às comunidades e sociedades virtuias, visto que segundo os professores nas relações de comunidades virtuais não existe garantia de privacidade quando estamos on line e é vital que estejamos conscientes das divergências e conflitos que o consumo da internet pode proporcionar a quem se utiliza de seus serviços. Diante da instabilidade da segurança proporcionadas pelas comunidades e sociedades virtuias, surge a necessidade de pensarmos e analisarmos a questão ética da tecnologia. 
     O que é uma Comunidade Virtual? Qual a função dela? Que proveito podemos tirar desse tipo de comunidade? Comunidade Virtual é um grupo de pessoas que se relacionam, se sentem mais à vontade, mais estimuladas, mais motivadas para estarem interagindo coletivamente. Essa dinâmica é muito importante para o crescimento de cada participante desde que se planejem cada etapa a ser desenvolvida com responsabilidade para que o fluir destas pessoas possa acontecer sempre  da melhor forma possível. 
                             Relatório do Encontro    III
                                                                   20 e 21/09/2005
          Os cursistas que estavam atrasados no processo de inclusão digital estão tentando ajustar seus horários de atividades aos encontros com a monitoria. Quando não é possível comparecer ao encontro, estão sendo orientados em qualquer outro horário no espaço do laboratório a fim de que não fiquem prejudicados no andamento das atividades.
         A maioria já tem seu blog atualizado e estão, a medida do possível, publicando seus textos sobre Comunidades Virtuais. Eu, como monitora, achei muito difícil reunir a turma para a discussão e produção do texto coletivo devido a falta de leitura desses textos. Muitos não tem em mãos os mesmos, ou não conseguem ler no monitor ( problema de vista), ou ainda, não adquiriram na xerocopiadora portanto, não foi uma discussão muito proveitosa. 
        Há dificuldades de continuarem o texto coletivo por não serem todos cadastrados no Twiki. Alguns ainda não estão preparados para isso. Nesse caso, o que fazer? Os que são cadastrados comprometeram-se em dar as suas contribuições ao longo do tempo, que no caso, não cumpriram o combinado.
        Farei uma lista dos cursistas que já regularizaram seus blogs, mandaram para a lista, mas ainda não têm seus blogs divulgados na página dos cursistas a fim de que você publique.
                               Relatório do Encontro      IV 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
 - 
 
-  /09/05