Configuração Técnica dos Computadores e do Software Livre

O Tabuleiro Digital e o Software Livre

É complicado imaginar uma iniciativa de universalização do acesso a tecnologia da informação na qual os meios utilizados para realizá-la sejam hermeticamente fechados (softwares proprietários).

Se a questão é compartilhar o conhecimento então devemos começar compartilhando o conhecimento chave que torna possível o acesso a informação em escala global.

O software é a alma da tecnologia da informação e como sabemos todas as almas deveriam ser livres. Mas nem todos escolhem esse caminho.

A combinação de software livre com o tabuleiro digital estabelece uma sinergia que permite um maior alcance dessa iniciativa de inclusão digital no contexto sócio-econômico em que vivemos.

Através da simbiose criada entre o tabuleiro digital e os princípios que definem o software livre foi possível adaptar uma solução já existente, o Debian GNU/Linux Kurumin, para as necessidades desse projeto em um prazo muito curto.

Essa liberdade de acesso aos códigos fontes permitiu e permitirá o contínuo aprimoramento e adaptação da plataforma de softwares livres utilizada no tabuleiro digital.

Estamos usando um CD de inicialização que contém todo o software livre utilizado pelo tabuleiro digital. A máquina que dá suporte ao tabuleiro digital não permite nenhum tipo de armazenamento de dados permanente em seu hardware.

Esse modo de operação simplifica a manutenção dos equipamentos facilitando o seu funcionamento sem maiores interrupções.

Além disso, existe o aspecto da segurança e privacidade do usuário do tabuleiro digital. Basta reinicializar a máquina que restauramos a sua configuração original e simultaneamente apagamos quaisquer dados pessoais deixados por um possível usuário descuidado.

Objetivo básico

Leitura/escrita de emails e navegação nas páginas da Internet.

Objetivos da especificação de hardware

1. Baixo custo.

2. Adequação as condições ambientais de operação em clima tropical sem climatização.

3. Compatibilidade com o sistema operacional Debian GNU/Linux Kurumin.

4. Facilidade na obtenção de peças e na manutenção de hardware.

5. Segurança:

O Tabuleiro Digital(td) é um terminal de acesso público a Internet. Vários serviços do governo e dos bancos são oferecidos via Internet. É natural que os usuários do td o utilizem para acessar esses serviços. Por isso é importante garantir que a configuração do td não será alterada por pessoas mal intencionadas que queiram interceptar informações sensíveis de outros usuários do td.

Para garantir a segurança dos usuários do td e para reduzir custos optou-se por não utilizar nenhum dispositivo de armazenamento interno (disco rígido - HD).

A inicialização do td será feita a partir de uma mídia que não permita escrita (CD-R). Todo o armazenamento (RAMDISK) e execução de programas será feito na memória RAM do td. Assim, basta reinicializar o td para que se obtenha a configuração original do terminal.

Especificação do hardware

INTEL CELERON 2.0 GHz CACHE 128Kb – Barramento de 400Mhz

256MB DDR PC2100, EXP. 2GB

GABINETE MINI TORRE FRONTAL COM SAÍDAS USB

AUDIO VIA VT1616 AC97

CD-ROM 52X

MONITOR 15” SANSUNG

3 SLOTS PCI / 1 AGP / 1 CNR

1 PORTA SERIAL / 1 PORTA PARALELA / 4 PORTAS USB 2.0/ AUDIO

CONTROLADORA DE VÍDEO AGP PRO SAVAGE 8MB COMP

TECLADOS ABNT II

MOUSE PS/2

CONTROLADORA REDE 10/100 VIA VT6103 10/100 MBPS ONBOARD

PLACA MÃE VIA P4MAPRO?

%FORMATA_CENTRO% mae3.jpg %FIM_FORMATA%

Desenvolvimento do CD de inicialização

Dentro do objetivo básico do Tabuleiro Digital entendemos que o propósito maior dessa iniciativa seja a apropriação do conhecimento disponível na Internet e não a formação de operadores de programas para microinformática.

Assim, o conjunto de programas disponíveis no Tabuleiro Digital é o mais simples possível, pois dessa forma estamos reduzindo previamente a demanda por suporte técnico e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos da máquina.

Além do navegador internet Mozilla Firebird temos o pacote do Openoffice1.1 sendo executados dentro do desktop KDE.

-- HilbertoCosta - 1 Nov 2004

Página Inicial >> WebProjeto?
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA