Comunicacões
Dia 23
CULTURA LIVRE
Software Livre e ética hacker como propulsores de projetos artísticos e culturais na Internet
Karla Schuch Brunet
Esta comunicação propõe-se a mostrar como o software livre e a ética hacker motivam e ajudam no desenvolvimento de muitos dos projetos colaborativos na internet. O âmbito da pesquisa está enfocado em projetos artísticos e culturais, que tinham como intenção alguma mudança social e/ou cultural.
Ciberespaço, Trabalho Imaterial e Propriedade Intelectual: as transformações no capitalismo e as novas formas de distribuição do conhecimento
Leonardo Ribeiro da Cruz
Esse artigo é parte do projeto de pesquisa "Internet e Copyright: o ciberespaço e as mudanças no direito autoral", vinculado no Departamento de Pós-graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista - Campus Marília e financiado pela Fapesp. O artigo pretende esclarecer, sob a luz do conceito de trabalho imaterial e das tecnologias do ciberespaço, os novos embates relacionados à distribuição de bens culturais.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO E SOFTWARE LIVRE
Possibilidades de novos espaços educativos interativos com a TV digital
Simone Lucena
Pesquisa de doutorado em andamento sobre Tv digital e novas educações
Fust e Uca: perspectiva de políticas de inclusão?
Joseilda Sampaio, Darlene Almada, Maria Helena Bonilla, Darlene Almada, Nelson Pretto
Este trabalho tem como objetivo apresentar políticas públicas que favorecem a inclusão sociodigital destacando o projeto UCA e as discussões sobre os uso dos recursos do FUST, assim como o conceito do termo "inclusão sociodigital".
Dia 24/05
EDUCAÇÃO E SOFTWARE LIVRE
Mitos e desafios da inclusão do software livre na Unitins
Caio Monteiro Melo
O presente relato pretende expor os efeitos e conseqüências ocorridos na Universidade Estadual do Tocantins, em seu processo de adesão-inclusão do software livre junto à Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, e aos profissionais técnicos e docentes dos cursos de graduação.
Radionovela e software livre: as contribuições das tecnologias para a sociedade
Dart Clea Rios Andrade Araújo, Carla Jaqueline Oliveira de Oliveira, Fabiana Santos Costa, Géssica de Oliveira Aragão, Otanísia Costa, Verônica Terto Ferreira Vieira
O presente trabalho discute as contribuições do software livre para a sociedade contemporânea, em especial no que se refere a educação, associado a rádio. Incorporado a este está uma radionovela, produzida em software livre.Dart Clea Rios Andrade Araújo,
Robótica Livre: implementação de um ambiente dinâmico de robótica pedagógica com soluções tecnológicas livres no Cet Cefet em Itabirito - Minas Gerais
Danilo Rodrigues César, Maria Helena Bonilla
O trabalho descreve a construção, com a participação de professores e alunos, de um ambiente dinâmico de aprendizagem através de um Projeto de Robótica, utilizando-se softwares e aplicativos livres e reaproveitando materiais e componentes eletrônicos de equipamentos obsoletos ou inutilizados - Robótica Livre.
Software Livre: o uso da história em quadrinho como uma forma de promover a socialização do conceito nas escolas públicas
Tânia Renilda Santos Torres, Greice de Jesus Silva, Joselia Domingos dos Santos, Greice de Jesus Silva, Silvana Maria L. Dos Santos Greice de Jesus Silva, Tânia Renilda Santos Torres
O artigo busca articular software livre com história em quadrinho visando promover a socialização deste tema e também dessa mídia nas escolas públicas.
FERRAMENTAS E SOLUÇÕES
Manuais em HQ para professores que trabalham com alunos com necessidades especiais no uso do software Hagáquê
Luciana Zenha, Cacilda da Silva Rodrigues, Leila Alvarenga Lage, Cacilda da Silva Rodrigues, Ramon Orlando Filho Cacilda da Silva Rodrigues, Luciana Zenha
Este artigo apresenta um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais que desenvolvem material didático - manuais em formato de histórias em quadrinhos com uso do software livre HagáQuê.
Projeto Salvador em mapas: uso do Mapserver para acessibilidade de mapas interativos na web
Ana Cláudia F e Silva, Cláudia Vieira Ana Cláudia F e Silva
O projeto Salvador em Mapas consiste num aplicativo baseado em software livre, MapServer, cujo intuito será disponibilizar na internet mapas urbanos interativos do município de Salvador - Bahia, e funciona como servidor de informações georreferenciadas que permite a visualização cartográfica visando aproximar o cidadão/internauta à realidade urbana que o circunda.
Freeduc: características e potencialidades
Adriane Halmann
Freeduc é uma aplicação de softwares livres voltados à educação de crianças pequenas, com uma série de jogos educativos. Esta comunicação visa trazer suas características e potencialidades e para discussão na Faculdade de Educação.
Dia 25/05
INCLUSÃO DIGITAL
Cartilha Informática Básica em Software Livre
Silvar Ferreira Ribeiro, Sônia Maria da Conceição Pinto
Cartilha impressa e digitalizada - Licença Creative Commnos Atribuição-Uso Não Comercial. Apresenta de forma didática e em linguagem acessível as partes do computador (hardware) e os principais aplicativos, as operações básicas do computador, abrangendo editor de texto, editor de apresentação, planilha eletrônica e navegação na Internet.
Fator de inovação na inclusão digital
Leonardo Figueiredo Costa
Este artigo busca analisar a aplicação do software livre em relação ao conceito de inovação e aos processos de inclusão digital.
Inclusão digital: vivências do Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho
Aline Cléa Silva Sousa, Tiago Souza de Figueiredo Aline Cléa Silva Sousa
Trabalho executado a partir da produção de um video sobre inclusão digital no Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho, localizado no bairro de São Caetano, Salvador - BA.
Precarização do trabalho e Tecnologias Contemporâneas - o novo apartheid social?
Amaleide Lima dos Santos
O resgate histórico contido no presente artigo, aborda os caminhos e as marcas deixadas pelo regime de escravidão para a classe trabalhadora, cujos efeitos e mazelas perduram até os tempos atuais, culminando com a uma nova forma de relação trabalhista que já não marca a ferro os que são escravos, mas impõem uma outra forma de subordinação que demarca fortemente a divisão do trabalho e suas formas de exploração na atualidade, denominado pela autora como "apartheid digital."
Retrato de um incluído: desafios para novas ações de Inclusão Digital
Tania Motta
Nos últimos anos, são muitos os desafios na área da Inclusão digital no Brasil. Mais que construir infocentros, as tecnologias da informação e da comunicação - TIC - alteram, modificam comunidades, por mais periféricas que sejam, tornando necessária a ampliação do debate e da pesquisa sobre programas de Inclusão digital no Brasil.
Tecnologias de informação e comunicação: de uma práxis disciplinar para um apropriação cultural
Doriedson Alves de Almeida
Artigo refletindo sobre a forma de apropriação de Tecnologias pela escola pública brasileira