ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GEOQUÍMICA DO PETRÓLEO E AMBIENTAL

Esta área abrange estudos relacionados com a integração de dados da geoquímica do meio ambiente e do petróleo (aplicados à exploração, produção e meio ambiente). No tópico exploração são estudados os parâmetros para a caracterização de rochas geradoras de petróleo, aspectos das migrações primária e secundária, hidrocarbonetos, fingerprints e biomarcadores, correlação óleo x rocha e óleo x óleo. O tópico produção aborda temas aplicados à caracterização geoquímica de reservatórios. Quanto ao meio ambiente, são abordados temas aplicados à caracterização físico-química do contaminante e processos de remediação em diferentes substratos. A Geoquímica Inorgânica é abordada através do caráter histórico, contemplando a abundância dos elementos químicos nos diferentes compartimentos exógenos da crosta da Terra, e sua distribuição em ecossistemas continentais, marinhos e estuarinos. Caracterização e sistematização de teores de fundo ( background) e anômalos voltados para diagnósticos e prognósticos ambientais ligados à avaliação, preservação e recuperação dos recursos naturais, físico-químicos naturais e antropogênicos, que afetam matrizes naturais (p. ex: solos, águas, vegetação, sedimentos, biota etc.). Essas investigações contribuem para atualizações da legislação ambiental através do estudo de casos e aplicações de conceitos e técnicas da Geologia, Pedologia, Geomorfologia e Geotecnologias, servindo de apoio às comunidades acadêmico-científicas e político-administrativas, no nível local, municipal, estadual e federal.

LINHAS DE PESQUISA

A) REMEDIAÇÃO DE ÁREAS IMPACTADAS POR PETRÓLEO

Os trabalhos são voltados para o entendimento dos aspectos, diagnósticos e prognósticos de ambientes impactados por atividades petrolíferas e aplicação dos processos de remediação. A biorremediação e a atenuação natural são prioritárias por seus aspectos ecologicamente corretos. Para os ensinamentos práticos desta linha de pesquisa são utilizados os Laboratórios disponibilizados pelos Grupos de Pesquisa da UFBA integrantes do Programa e parcerias com Laboratórios nacionais e internacionais.


B) GEOQUÍMICA E AVALIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS

Trabalhos voltados para a relação da Geoquímica com os processos de avaliação de riscos ambientais e de ecossistemas através da integração de aspectos físicos, químicos, biológicos e humanos. Para os ensinamentos práticos desta linha de pesquisa são utilizados os Laboratórios disponibilizados pelos Grupos de Pesquisa da UFBA integrantes do Programa e parcerias com Laboratórios nacionais e internacionais.

Topic revision: r1 - 20 Jan 2015 - 14:33:11 - JulianaLeonel
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback