Bem vindos ao site Marsol!

Um projeto modelo desenvolvido no Baixo Sul da Bahia.


Notícias

26/11/2008

leia mais...


PARTICIPAÇÃO DO MARSOL NO SEMINÁRIO INTERATIVO DA UFBA

26/11/2008

O Projeto Marsol, patrocinado pela Petrobras, participou do Seminário Interativo da UFBa realizado nos dias 12 e 13 de novembro.

leia mais...


PROJETO MARSOL ENTREGA CANOA MOTORIZADA ÀS PRODUTORAS DA COMUNIDADE DE GALEÃO

24/11/2008

Membros da equipe técnica do projeto MarSol? e grupo de maricultores local participaram de evento de entrega e batismo de canoa motorizada no dia 21 de novembro. Confira folder com programação do evento e fotos na seção Mídia do site.

leia mais...


Reunião Geral de Avaliação

30/09/2008

Acontece na próxima sexta (03/10) às 13 horas, na Sala de Congragação do Instituto de Biologia da UFBa, a Reunião Geral de Avaliação do mês de agosto de 2008.

leia mais...


PROJETO MARSOL REALIZA OFICINA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA

03/09/2008

Ocorrerá nos dias 27 e 28 do mês de setemebro, na comunidade do Galeão, Cairu-Ba, oficina sobre economia solidária. O objetivo central é disseminar e trocar conhecimentos acerca do conceito de economia solidária e suas possibilidades de manifestação na economia popular local relacionada ao cultivo e manejo de ostras.

leia mais...


Reunião Geral de Avaliação – julho/2008

06/08/2008

Acontece na próxima sexta (08/08) às 13 horas, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da UFBa, a Reunião Geral de Avaliação do mês de julho de 2008.


leia mais...


PROJETO MARSOL REALIZA OFICINA SOBRE MARICULTURA

13/07/2008

Ocorrerá nos dias 02 e 03 do mês de agosto, na casa sede do Projeto Marsol em Taperoá -BA, oficina sobre maricultura e cultivo de ostras. O objetivo central é disseminar e trocar conhecimentos acerca do cultivo e manejo de ostras possibilitando a instrumentalização técnica dos agentes diretos (maricultores) das comunidades de Taperoá, Galeão, Barra dos Carvalhos e Batateira.

leia mais...


Capacitação em Twiki

05/06/2008

Nesta 5a feira, dia 05 de Junho, a equipe do Marsol está realizando uma capacitação em Twiki, com Valessio, da Colivre. A equipe está aprendendo a usar essa ferramenta para compartilhar a produção de conhecimentos.

leia mais...


OFICINA SOBRE MANUSEIO DE EMBARCAÇÃO & REGRAS DE NAVEGAÇÃO

13/03/2009

O Programa Marsol realiza nos próximos dias 14 e 15/03, em Batateira, a Oficina sobre Manuseio de Embarcação e Regras de Navegação.

leia mais...


Programa Marsol seleciona Residentes Sociais (bolsistas)

18/02/2009

A Universidade Federal da Bahia - UFBA, através do Programa Marsol, seleciona 02 (dois) estudantes de graduação dos cursos de Letras, História e/ou Ciências Sociais que possuam interesse em desenvolver trabalhos sobre as temáticas de relações de gênero e comunidades quilombolas e que, preferencialmente, tenham experiência nestas áreas, atuando como Residente Social (bolsista de extensão) em comunidades artesanais de pescadores na região do Baixo Sul da Bahia.

PROJETO: Beiradeiras da Maré - maricultura familiar solidária de grupos produtivos femininos e quilombolas na região do Baixo Sul baiano – Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

leia mais...


Lançamento de Boletim Informativo Nº 2

10/02/2009

Mais um produto de informação e divulgação do Programa Marsol foi lançado no início de 2009 em formato de Boletim Informativo.

leia mais...


AGRADECIMENTO PÚBLICO ÀS INSTITUIÇÕES

19/12/2008

O Programa Maricultura Familiar Solidária (MARSOL-UFBA) agradece a colaboração, receptividade e disponibilidade de instituições parceiras na realização de visita técnica e institucional dos Projetos Gente da Maré (CIDA/SEAP-PR) e MarSol? aos estados de Santa Catarina e São Paulo. A equipe técnica de viagem, composta por coordenadoras, maricultoras e consultor (WFT), contou com assessoria especial de Guilherme Rupp (EPAGRI) e foi atendida de forma atenciosa pelas seguintes instituições: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI); Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina; Empresas - Ostra Viva e Ostravagante; Cooperativas - Cooperilha e Cooperostra; Associações - de Mulheres Maricultoras e Ambientalistas da Ilha (AMAQUAI) e de Moradores Remanescentes de Quilombo da Reserva Extrativista do Mandira.

A troca de conhecimentos e experiências com tais instituições possibilitou um melhor delineamento de oportunidades e revisão de cursos de ação para potencializar o fortalecimento da rede solidária de produção e comercialização de ostra cultivadas no Baixo Sul Baiano, fomentada pelo Programa MarSol? .

leia mais...


EQUIPE DO PROJETO MARSOL, MEMBRO DA ONG WFT & MARISQUEIRAS DO BAIXO SUL REALIZAM VIAGEM Ä SANTA CATARINA E SÃO PAULO

28/11/2008

Grupo de técnicos do Projeto MarSol? e Gente da Maré e maricultoras das comunidades de Taperoá e Batateira no Baixo Sul Baiano, realizam viagem para Florianópolis e Cananéia (SP) com o objetivo de conhecer elementos da cadeia de valor da ostra, e demais mariscos, bem como da estrutura comercial de rede de produtores (APL), diversificação de formatos organizacionais (coorperativas, associações, empresas) e aspectos histórico-institucionais de parcerias entre Estado e produtores, ampliando as bases de conhecimento sobre possibilidades e limites da cadeia de valor da ostra para delinear um plano de mercado da rede familiar solidária de produtores do Baixo Sul Baiano.

leia mais...


CANOA MOTORIZADA "AVENTURA NO MAR" SERÁ ENTREGUE AOS MARICULTORES & MARICULTORAS DA COMUNIDADE DE BATATEIRA NESTE SÁBADO, DIA 29/11

28/11/2008

Os maricultores e maricultoras da comunidade de Batateira, integrantes do Projeto MarSol? , patrocinado pela Petrobrás, receberão e batizarão a canoa motorizada disponibilizada pelo projeto para acompanhamento dos cultivos e comercialização das ostras nativas produzidas. "Aventura no Mar" foi o nome de batismo escolhido pelos integrantes. Confira fotos da canoa e folder do evento.

leia mais...


Capacitação Twiki II

26/06/2008

Segunda etapa da capacitação Twiki em 03/07/08 às 13 horas.

leia mais...


UFBa recebe missão de universidade canadense

20/05/2008

Universidade Canadense de Victoria visita a Bahia para dar início às atividades do Projeto de Desenvolvimento de Comunidades Costeiras na Bahia e Pernambuco

leia mais...


Listar todas...