Projeto de Pesquisa do Orientador
Título do Projeto
Do MEB a WEB: o rádio e a educação – parte dois
Nome do Orientador
Nelson De Luca Pretto
Grupo de Pesquisa (opcional)
Educação, Comunicação e Tecnologias
Palavras Chave
(até 3)
Tecnologias educacional, mídia e educação, rádio educativo
Edital
EDITAL PIBIC/UFBA 01/2005
1.Objetivos e Justificativa (máximo de 01 página)
Ao longo do ano de 2004/2005 demos início à investigação com dois propósitos simultâneos e interdependentes: aprofundar uma reflexão sobre o uso do rádio na educação e investigar ferramentas livres (software livre) para implantar na faculdade de educação da ufba um rádio web. Constatamos que importantes experiências foram identificadas nesta área, desde o histórico uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural - como é o caso do MEB (Movimento de Educação de Base), passando pelas experiências contemporâneas de uso do rádio na escolas, onde destacam-se as experiências do grupo liderado pela ECA/USP, a Multirio no estado do Rio de Janeiro, além de diversas outras experiências ligadas à organizações não-governamentais como o Saúde Alegria, na região Norte do Brasil.
Não são muitas as experiências de implantação de rádio na web usando software livre e, muito menos ainda, aquelas ligadas à educação.
Nesta segunda fase intensificaremos a pesquisa sobre linguagem radiofônica voltada para a educação acompanhada de experiência de produção de programas, de tal forma a podermos manter a rádio faced web em pleno funcionamento. Ainda nesta vertente vamos intensificar o resgate de mais projetos que usam o rádio na educação, analisando-os e disponibilizando essas análises no síto do projeto. Em paralelo, a vertente que poderíamos chamada mais tecnológica vai aprofundar o uso do software livre tanto para a “emissão” da rádio como para a produção de programas. O produto final será um sítio completo de orientação para que escolas e grupos comunitários possam montar suas rádio web sem muita dificuldade para utilizarem-na na educação e em projetos sócio-culturais. Como o objetivo deste projeto é dar continuidade ao que estamos desenvolvendo neste último ano partimos dos mesmos pressupostos teóricos e das mesmas justificativas já apresentadas. A legislação sobre rádios comunitárias no Brasil continua em discussão desde muito e tem se intensificado contemporaneamente em função de, pelo menos, duas dimensões da questão: a apropriação política, partidária e eleitoreira dos meios, e a convergência das mídias que faz com que, hoje, através da web, se possa sintonizar e produzir rádios de todos os tipos, diluindo-se a distinção entre o que rádio, tv, internet, entre tantos outros suportes, como já pudemos observar ao longo da implantação d enossa rádio web. A Lei 9.612/98 e o Decreto 2.615/98 que regulamentam as rádios comunitárias trazem muitas restrições à apropriação comunitária e educacional e, como vimos na primeira parte da pesquisa, nada se fez,e, ao longo deste último ano, o que pudemos identificar é que a temática não tem sido objeto de grandes estudos e propostas políticas e, com isso, os movimentos populares – incluindo aí os possíveis e importantes usos na educação – terminam acontecendo no limbo de uma legislação muito antiga e não condizendo com os avanços tecnológicos.
A partir do já levantado em termos histórico da experiência desenvolvida pela Igreja Católica através do Movimento de Educação de Base (MEB) que, desde de 1958 implantou as escolas radiofônicas buscando o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural vamos intensificar, nesta etapa, nas análises das experiências contemporâneas de uso do rádio na educação. As incontáveis as experiências de uso das mídias, especialmente de rádios, e são significativas as experiências na web. A vertente tecnológica se intensificará nesta etapa, com o desenvolvimento de estudos e experimentações sobre linguagens para programas ditos educativos para a Rádio FACED Web, já em funcionamento. Continuaremos com a investigação sobre softwares livres que possibilitam a “veiculação” da rádio na Internet. Este último aspecto vincula-se, portanto, com a temática central do GEC: a inclusão digital no Brasil.
2.Metodologia (máximo de 01 página)
Esta pesquisa acontecerá em duas grandes vertentes. De um lado uma recuperação teórica das experiências e das políticas públicas que relacionam a comunicação com a educação, particularmente o uso do rádio na educação. De outro, uma investigação das tecnologias (softwares e hardwares) disponíveis para a instalação, operação e manutenção de rádios na web e rádios comunitárias.
Para o levantamento da documentação relativa às experiências de políticas públicas na área, estaremos utilizando basicamente a Internet, já que vários deste projetos estão disponibilizados na rede.
O levantamento bibliográfico esta sendo publico no sítio twiki – um software livre de produção colaborativa que estamos também estudando, constituindo-se numa rica experiência de produção e socialização da produção do conhecimento. Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se mais significativo buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente. Para ter acesso a essas pesquisas estaremos utilizando os dados dos Programas de Pós-Graduação que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área, os dados relativos ao PAPED – programa do MEC que apóia a finalização de dissertações e teses na área -, os dados dos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom, além dos trabalhos apresentados na COMPOS. Evidentemente, estaremos trabalhando intensamente com e sobre os registros da Biblioteca Virtual de Educação a Distância.
A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvidos nos programas de pós-graduação ocorrerá através da própria Internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos), e também através do intercâmbio entre bibliotecas (COMUT).
A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como as experiências – históricas e contemporâneas - estão sendo operacionalizadas, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas brasileiras e das diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados.
Esse trabalho representa também um esforço fundamental no sentido de enriquecer o acervo do Banco de Dados de Referências Bibliográficas do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, a partir do cadastramento de todos os documentos e pesquisas identificados, de modo a servirem de subsídios para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo e também pelos demais grupos de pesquisa de língua portuguesa, no Brasil e fora dele. No momento estamos usando o software proprietário End Note, mas aqui incluímos como parte da pesquisa a migração dos dados para um software não proprietário a ser pesquisado.
Na vertente que chamamos de desenvolvimento de uma pesquisa de campo buscaremos desencadear um forte envolvimento nas listas de discussão do Projeto Software Livre para identificar softwares e especificar hardware que possibilitem a intensificação do uso da rádio na Faculdade de Educação, como um laboratório, e com isso contribuir com escolas e grupos comunitários que queiram se apropriar desta tecnologia. Também aqui buscamos enriquecer o acervo da BVEAD e do nosso Banco de Dados com todas as indicações e análises encontradas e realizadas.
3.Viabilidade e Financiamento (máximo de 01 página)
A FACED está equipada com todas as condições necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa que está vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação e do GEC. Temos disponíveis computadores interligados na Internet, os quais possibilitarão a pesquisa on-line e a produção dos textos. Também estará à disposição do grupo o
ÉduCANAL? , a Rádio FACED, equipado com televisores, vídeos, filmadoras, ilhas de edição não lineares, bem como sinal de TV à cabo. Além disso, o grupo de pesquisa ao qual este projeto esta vinculado possui um razoável número de mestrandos e doutorandos que, cada um em sua específica pesquisa, contribuem de forma coletiva para o desenvolvimento desta etapa.
Associado a isso o coordenador da pesquisa passou, desde março de 2005, a receber um auxílio pesquisa do CNPq o que facilitará a execução da mesma.
4.Resultados e impactos esperados (Maximo de 01 página)
Alimentação do Banco de Dados público do Grupo de pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias, um sítio local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;
Fornecer subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação;
Participar de grupos de trabalho e comissões, em diversos níveis, onde seja possível a Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa;
Produção de programas de televisão sobre a temática para o
ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED;
Montar, operar e “manter no ar” a Rádio FACED FM e a Rádio FACED na web.
Mapeamento de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;
Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre.
5.Cronograma de execução (máximo de meia página)
1- Pesquisa de documentos sobre MEB (agosto a outubro de 2004)
2 - Pesquisa de documentos sobre IRDEB (setembro a dezembro de 2004)
3 - Pesquisa de documentos sobre experiências de rádios livres (agosto de 2004 a fevereiro de 2005)
4 - Pesquisa de documentos sobre experiências de rádios comunitárias (setembro de 2004 a fevereiro de 2005)
5 - Identificação de softwares livres para uso em rádio (web e FM) (agosto de 2004 a fevereiro de 2005)
6 - Análise dos softwares identificados (setembro de 2004 a abril de 2005)
7 - Montagem da rádio Web (novembro de 2004 a janeiro de 2005)
8. Manutenção da Rádio web (janeiro a julho de 2005)
10 - Alimentação da BVEAD (ao longo de todo período)
11 – Produção de artigos (janeiro e fevereiro de 2005 e junho e julho de 2005)
12 – Elaboração relatório parcial (fevereiro de 2005)
13 – elaboração de relatório final (julho de 2005)
14 – Elaboração projeto PIBIC 2005/2006 (março e abril de 2005)
6.Referências bibliográficas (Máximo de 10 referências)
BOSSLER, Ana Paulo Indicadores de gêneros educativos na mídia radiofônica , dissertação de Mestrado. UFMG/FAE, 2004.
COELHO NETO, Armando. Radio Comunitaria não é Crime , Icone Editora , 2002
Dias, Carlos Eduardo de Moraes Rádio Educativa: concepcoes de rádio universitaria. USP. Dissertação Mestrado São Paulo, 1993.
Espinheira, Ariosto Rádio e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1999.
FOLHA DE SÃO PAULO, 28/01/2004, Na era Lula, sobe o número de rádios fechadas
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2801200412.htm, capturado em 20/05/2004
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.
LIMA, Maria de Fátima O Fio de Esperança: políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação. Faculdade de Educação/UFBA. Salvador, UFBA, Tese de doutorado, 2002.
Litwin, E. . Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre, Artes Médicas. 1997
MARTINS, Francisco Menezes; Silva, Juremir Machado da, et al. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina; Edipucrs, 1999. 288 p.
PEIXOTO Filho, José Pereira A Travessia do Popular na Contradança da Educação, Goania: Editora da UC, 2003.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. 230 p.
SOARES, Ismar de Oliveira SOCIEDADE DA INFORMAÇAO OU DA COMUNICAÇAO ?, São Paulo, Ed Cidado Nova, 1996.
Planos de Trabalho dos bolsistas
Bolsista 1 - DCC
CPF:
Nome do bolsista:
Sub-Título do Plano de Trabalho:
Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteudo do arquivio abixo
Resumo do plano de trabalho:
Justificativa do orientador:
Documento para salvar no Arquivo do Plano de Trabalho (em doc ou rtf)
1.Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)
Analisar as experiências de construção de rádios na web e de rádios livres e comunitárias usando ondas eletromagnéticas;
Identificar as experiências de montagem de rádio na web usando software livre;
Identificar e analisar softwares não proprietários que possibilitam a criação e administração e de rádios livres e comunitárias;
Montar experiência piloto de rádio web nos servidores da FACED;
Montar um banco de dados de referência sobre rádio na web, rádios livres e comunitárias;
Montar banco bibliográfico sobre a temática;
Identificar e analisar publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática;
Elaborar artigos técnicos sobre a montagem e manutenção de rádios web e rádios livres e comunitárias.
2. Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)
Cadastro de experiências de rádios web e rádios livres e comunitárias;
Articulação entre as experiências locais com outras experiências de montagem de rádios na web e de rádio livres e comunitárias;
Cadastro de softwares livres para uso em estúdio e difusão na web;
Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros;
Montagem de experiência de rádios via web, concepção e distribuição de programas;
Artigos técnicos sobre a temática do Software Livre e da sua aplicação na montagem de rádios;
Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito;
Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web;
Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental;
Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos;
Capacitação em desenvolvimento de softwares livres para rádio comunitária e educacional;
Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios);
Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.
3.Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)
Navegação nos sítios dos projetos de rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005).
Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2004 a junho de 2005)
Leitura e análise dos documentos identificados que estabelecem as diretrizes para a área (agosto de 2004 a maio de 2005)
Obtenção e download de softwares livre para experimentação (agosto de 2004 a maio de 2005)
Montagem da rádio Faced FM e web (outubro de 2004 a fevereiro de 2005)
Manutenção e alimentação da rádio Faced FM e web (janeiro a julho de 2005)
Colaboração com desenvolvedores de software livre para rádio (agosto de 2004 a maio de 2005)
Localização, leitura e análise de publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática (agosto de 2004 a maio de 2005)
Identificação de softwares para produção de rádio na web (agosto de 2004 a junho de 2005)
Experimentação de softwares livres para uso em estúdio e difusão de rádio na web, a partir dos servidores da FACED (agosto de 2004 a junho de 2005)
Realização de entrevistas (janeiro de 2005 a maio de 2005)
Produção de programas de rádio (janeiro de 2005 a junho 2005)
Gravação de entrevistas em áudio (janeiro de 2005 a junho 2005)
Alimentação da Bilbioteca Virtual de Educação a distância (todo o período)
Visita a rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005)
Alimentação da Rádio FACED (todo o período)
Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2005 e julho de 2005)
Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)
Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos)
Elaboração de artigo científico (junho de 2005)
Bolsista 2 - Pedagogia
CPF:
Nome do bolsista:
Sub-Título do Plano de Trabalho:
Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteudo do arquivio abixo
Resumo do plano de trabalho:
Justificativa do orientador:
Documento para salvar no Arquivo do Plano de Trabalho (em doc ou rtf)
1.Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)
Analisar as experiências históricas, com destaque para o MEB, de uso da rádio na educação.
Identificar experiências históricas de uso do rádio na educação no Brasil.
Identificar e analisar as experiências de rádios livres e comunitárias e suas relações com o sistema educacional
Identificar e analisar as diretrizes que definem as políticas públicas na área de comunicação e educação para o tema de rádios livres, comunitárias e educativas.
Analisar historicamente a legislação de rádios livres e comunitárias;
Recuperar a história da rádio educativa no Brasil através de identificação de fontes históricas e materiais contemporâneos sobre o tema
Recuperar a história da radiodifusão na bahia, com destaque para a experiência do IRDEB na Bahia
Analisar a experiência do IRDEB na Bahia;
2. Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)
Cadastro das experiências históricas de rádios web, rádios livres e comunitárias;
Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros;
Análise das experiências históricas de rádios web, rádios livres e comunitárias
Alimentação da Biblioteca Virtual de Educação a Distância (PROSSIGA/CNPq)
Produção de conteúdo para a web com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área
Suporte às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas pelos professores do grupo de pesquisa
Produção de conteúdo para a rádio da FACED (web e FM)
Artigos científicos sobre a temática mídia e educação;
Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito;
Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web;
Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental;
Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos;
Capacitação no uso de softwares livres em geral e especificamente para rádio livre e comunitária;
Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios);
Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.
3.Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)
Busca de informações em livros sobre a história das rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005).
Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2004 a junho de 2005)
Leitura e análise dos documentos localizados na pesquisa documental (setembro de 2004 a junho de 2005)
Localização, leitura e análise de publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática (agosto de 2004 a maio de 2005)
Identificação e análise das experiências históricas de uso do rádio na educação no Brasil(setembro de 2004 a junho de 2005)
Visita a rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005)
Realização de entrevistas com personagens históricos do rádio na Bahia (janeiro de 2005 a maio de 2005)
Produção de programas de rádio para a Rádio FACED (web e FM) (novembro de 2004 a junho 2005)
Alimentação da Biblioteca Virtual de Educação a distância (todo o período)
Elaboração e manutenção da home-page do projeto com referências e análises históricas da trajetória do rádio na educação brasileira(novembro de 2004 a junho de 2005)
Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2005 e julho de 2005)
Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)
Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos)
Elaboração de artigo científico (junho de 2005)
Bolsista 3 - Pedagogia ou Comunicação
CPF:
Nome do bolsista:
Sub-Título do Plano de Trabalho:
Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteudo do arquivio abixo
Resumo do plano de trabalho:
Justificativa do orientador:
Documento para salvar no Arquivo do Plano de Trabalho (em doc ou rtf)
1.Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)
Analisar as experiências contemporâneas de rádios na web, de rádios livres e comunitárias.
Identificar as experiências de montagem de rádio na web usando software livre;
Identificar as experiência de rádios na educação no Brasil, com destaque para a Bahia;
Analisar as Políticas Públicas na área de comunicação, telecomunicações e educação nos aspectos ligados à presença da mídia nos processos educacionais
Analisar a legislação de rádios livres e comunitárias;
Analisar a implementação das políticas de comunicação no contexto dos sistemas educativos;
Identificar e analisar experiências contemporâneas no Brasil de uso do rádio na educação
Montar experiência piloto de rádio web nos servidores da FACED;
Montar um banco de dados de referência sobre rádio na web, rádios livres e comunitárias;
Montar banco bibliográfico sobre experiências contemporâneas de rádio na web e rádios livres e comunitárias
Identificar e analisar publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática;
2. Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)
Cadastro das experiências contemporâneas de rádios web, rádios livres e comunitárias;
Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros;
Análise das experiências contemporâneas de rádios web, rádios livres e comunitárias
Alimentação da Biblioteca Virtual de Educação a Distância (PROSSIGA/CNPq)
Produção de conteúdo para a web com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área
Suporte às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas pelos professores do grupo de pesquisa
Produção de conteúdo para a rádio da FACED (web e FM)
Artigos científicos sobre a temática mídia e educação;
Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito;
Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web;
Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental;
Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos;
Capacitação no uso de softwares livres em geral e especificamente para rádio livre e comunitária;
Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios);
Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.
3.Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)
Busca de informações em sítios dos projetos de rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005).
Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2004 a junho de 2005)
Leitura e análise dos documentos localizados na pesquisa documental (setembro de 2004 a junho de 2005)
Localização, leitura e análise de publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática (agosto de 2004 a maio de 2005)
Identificação e análise das experiências em andamento no Brasil de uso do rádio na educação (setembro de 2004 a junho de 2005)
Visita a rádios livres e comunitárias (agosto de 2004 a maio de 2005)
Realização de entrevistas com participantes dos projetos de rádio livre e comunitário na cidade de Salvador (janeiro de 2005 a maio de 2005)
Produção de programas de rádio para a Rádio FACED (web e FM) (novembro de 2004 a junho 2005)
Alimentação da Biblioteca Virtual de Educação a distância (todo o período)
Elaboração e manutenção da home-page do projeto com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área (novembro de 2004 a junho de 2005)
Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2005 e julho de 2005)
Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)
Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos)
Elaboração de artigo científico (junho de 2005)
--
NelsonPretto - 08 Jun 2005