Resenhas
VII SEMPPG
http://www.semppg.ufba.br/
Palestra no I ERECOMP-PB e I ENCASOL
http://pb.enec.org.br/erecomp
Evento da SET
Seminário de Tecnologia em Televisão, Rádio, Internet e Telecomunicações
Gerenciamento, Produção, Transmissão e Exibição de Conteúdo Eletrônico Multimídia
20 e 21 de julho de 2006 - 9 às 18h
Auditório da TV Bahia - Rua Aristides Novis - Salvador - Bahia
Prceiria: TV Bahia/BA
Realização: SET -
http://www.set.com.br
No dia 20/07 (quinta), estava estudando para a final de POP1 e não participei do evento.
Cheguei às 13:15 pegando a última palestra do turno da manhã pelo metade. O evento estava atrasado e existiu várias alterações na sua grade. Com o título Radiações e o controno de Poteção a vida, que mostrou o descaso em se cumprir os níveis saudaveis de radiações para nas transmissões, priorizando apenas a qualidade de recepção etc.
Às 15h ocorreu a palestra HDTV workflow que falou dentre outras sobre conversão de imagens 4:3, 16:9 etc. Não teve conteúdo para ser aproveitado para a equipe da rádio presente.
Tive a idéia de convidar Simone a falar sobre as leituras dela sobre o tema TV Digital fazendo assim circular a informação pela equipe e nos nortear.
Às 16h assistir a palestra Jornalimos em sistemas informatizados, onde foi falado de programas e écnicas de jornalismos na rede. às 17h, Tecnologias HD para televisão e produção, que abordou compressão de imagens e chamou a atenção sobre o formato MPEG4. Também sobre a edição de stream em que se pode descompactar todo o stream ou apenas o trecho desejado.
No dia 21;07 (sexta), ainda com o intuito de estudar para a final, só participei do primeiro truno de palestras.
De um mode geral, o evento apresentou muito voltado às tecnologias para Televisão. Também constatou-se o alto índice de palestras promocionais (que nem citei aqui) para demostração de empresas e suas soluções. Tendo assim, pouco aproveitamento para envolvidos com rádio, principalmente para rádio web a inda mais para o meio acadêmico/pesquisa. O evento foi bastante voltado para profissioanais e da área de TV. Com a ausência na manhã da quinta perdir a única palestra considerada profeitosa por Simone e Dart, sobre a TV Digital.
ENECOMP 2006
Encontro Nacional de Estudantes de Computação
31 de julho a 04 de agosto de 2006
http://www.enec.org.br/enecomp2006
Apesar de não escrever o trabalho oficialmente na exposição de trabalhos de pesquisa do encontro, exibir o banner da rádio na quinta e sexta do evento.
Tendo a rádio cito citada pelo Dajalma Valois em sua palestra, me apresentei também como bolsista do projeto e o convidei para tirar foto ao lado do banner.
Considero ter aproveitado a oportunidade de divulgar o trabalho da equipe e do tema Rádio Web Livre nesse evento que conta com a participação de estudantes de todo o Brasil e que também tem foco no Software Livre.
III Festival Software Livre da Bahia
24, 25 e 26 de agosto de 2006
UNIME, Lauro de Freitas/Bahia
http://festival.softwarelivre.org
Participei do festival quanto integrante da Rádio Faced, como palestrante no sábado, último dia do evento.
A palestra teve como título:
Rádio Faced Web - Educação, Comunicação e Tecnologia . A palestra é uma compilação de textos de Alexandre e Carla, com a minha contribuição e a de Adriana, que fizemos ano passado, não senod então um trabalho apenas meu. Infelizmente, Adriana não se escreveu a tempo de ser co-palestrante.
A palestra contoucom slides no TWiki, mas escolhe usar a minha página para colocar os slides, pois a página da rádio ainda estava como problemas ao carregar. A musdança foi válida também, pois a rede UFBA ou apenas o servido do TWiki da UFBA estava fora durante a palestra, o que ocasionou na não transmissão da palestra pela Rádio Faced.
A palestra contou com a presença de integrantes do GEC, mas teve público reduzido, talvez também por ocorrer simultânea a palestra de um palestrante convidado e de grande prestígio.
Ao final da palestra, foi perguntado sobre a parceiria com o Unifest, já que sempre trabalhamos no evento, ficando assim este como um ponto para ser acrescentado entre nossas atuações. Faltou também acrescentar a logo da Rádio e do GEC a apresentação.
Considerei a experiência válida, como primeira apresentação em um evento de grande porte para desenvolvimento de uma postura para apresentações orais.
Outra atuação foi a transmissão da palestra de Bonilla, que foi uma boa oportunidade para passar algumas dicas para Fabrício e principalmente Dart sobre procedimentos durante as transmissões ao vivo.
Entrevista de SA na Caros Amigos de setembro de 2006
Na entrevista, o SA fala da Rede Livre, uma iniciativa para formar jovem a instruirem usuários residenciais, que participam muitas vezes da pirataria de sw proprietários colaborando assim para o monopólio desses sw, já que se continua usando seus formatos etc. Também fala do poder da liberdade do conhecimento, dos telecentros de SP para gertar inclusão, sobre a capacitação não em um software específico mas em suas classes, além da vatagem economica do SL.
--
MonicaPaz - 04 Sep 2006
Instalação da Rádio Darkice
Após problemas que deixaram a Rádio FACED Web indisponível por alguns dias. Problemas tais como a quebra do HD, dificuldade de configuração da placa de som e falta de rede no ponto da rádio, resolvemos em reunião, instalar a rádio em sua solução com o Darkice, enquanto outra solução era implementada.
Fiquei responsável por levantar o darkice+jack. Foram precisos algumas tentativas pois alguns pacotes a mais estavam sendo necessários na versão 18 do darkice e por falta de cheklist, que iniciei a confecção durante os testes.
Já temos documentação da solução e esta se encontra na sessão de tutoriais do site da rádio (
ComoFunciona).
--
MonicaPaz - 04 Apr 2007
Instalação da rádio Ices2
Fruto das Pesquisas de Hilberto, decidimos testar os Ices2 que é do mesmo grupo que desenvolve o Icecast2, nosso servidor de stream. Hilberto forneceu um tutorial, arquivos de configuração e métodos de criação de playllist.
Eu e Fabrício alteramos os arquivos e testamos a transmissão pelo ices2. Percebemos que alguns áudios estavam impossibilitando rodar o ices2 pelo log gerado pois o usuário rádio não tinha permissão sobre eles. Também foi necessário usar o mp32ogg pois a ices2 só trabalha com ogg. Após isso, conseguimos rodar o ices2 para transmitir playlists.
Ao testamos a transmissão sincrona, tivemos problemas que ainda se encontram não resolvidos. foi necessária a ajuda de Hilberto. Colocamos um arquivo de áudio para tocar e constatamos está ok. Usamos o alsaconf para configuração da placa, usamos modulo de entrada como alsa e como oss, usamos microfones diferentes, usamos tb o alsamixer e não conseguimos transmitir. O arquivo de gravação automática do ices2 estava sendo gerado mas continha apenas silêncio. Hilberto ficou de ver a possibilidade de trocarmos a placa para mais testes.
--
MonicaPaz - 04 Apr 2007