Difference: Obra251 ( vs. 1)

Revision 123 Jul 2010 - GustavoCaribe

Line: 1 to 1
Added:
>
>
META TOPICPARENT name="Adolescencia"
<-- 
  • Set EDIT_TEMPLATE = editform
  • Set CSS =
.nav3, .sidebar {
display
none important;
} #conteudo {
width
720px important;
background
white;
} #lista_redes table td {
font-size
13px;
}

#obra-autor{ font-weight:bold;

font-size
14px;
position
absolute;
top
335px;
} .noticia-autor{
display
none important
} table {
width
720px;
} td,th,table{ border: 1px solid #CCC; font-size: 14px; background: white; } td {
padding
5px;
} th * {
text-decoration
none important;
color
black important;
font-size
12px;
} th {
text-align
left;
padding-left
5px;
background
#EEE;
} #informacoes-extras td {
padding
1px;
} h1.content1-pagetitle {
width
100%;
}

-->

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RODRIGUES, Maria Aparecida Pinheiro 2004 Pelotas Pelotas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Pelotas Rio Grande do Sul Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 133 Português

Resumo

Objetivos
avaliar a prevalência e padrão de consumo de psicofármacos em um período de duas semanas. Comparar esses resultados com um estudo de 1994, realizado na mesma cidade, Pelotas, RS. Metodologia: em um estudo transversal de base populacional, 3542 indivíduos de 15 anos ou mais foram selecionados na zona urbana de Pelotas. A amostragem foi realizada em múltiplos estágios. Dados foram coletados em entrevistas domiciliares, utilizando um questionário idêntico ao utilizado em 1994. As variáveis estudadas foram idade, sexo, cor da pele, situação conjugal, renda familiar, escolaridade, tabagismo, diagnóstico médico de hipertensão e consulta médica nos últimos três meses. Resultados: em 2003, a prevalência de consumo de psicofármacos foi de 9,9% (IC95% 8,9-10,9). Não houve diferença significativa em relação à prevalência de 11,9% (IC95% 10,1-13,7), observada em 1994, ao comparar as prevalências padronizadas por idade. O sexo feminino, o aumento da idade, o diagnóstico médico de hipertensão e a utilização de serviços médicos associaram-se significativamente em 1994 e 2003 a um maior consumo de psicofármacos. Em 2003, 74% dos usuários estavam utilizando psicofármacos há mais de três meses. Conclusões: após uma década, a prevalência permanece alta, porém o consumo de psicofármacos não aumentou, entretanto a alta prevalência de uso crônico é preocupante. Esses achados mostram a importância da indicação adequada dos psicofármacos e do acompanhamento médico regular desses usuários.

Palavras Chave Psicotrópicos; uso de medicamentos; farmacoepidemiologia; epidemiologia
Link http://www.ufpel.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=197
Referência para Citação RODRIGUES, M. A. P. Modificações no padrão de consumo de psicofármacos em uma cidade do sul do Brasil. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia). Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFP.

META FORM name="WebObraForm"
FORM FIELD Título Ttulo Modificações no padrão de consumo de psicofármacos em uma cidade do sul do Brasil
FORM FIELD Autor Autor RODRIGUES, Maria Aparecida Pinheiro
FORM FIELD Ano Ano 2004
FORM FIELD FormatoDaObra FormatoDaObra Dissertação de Mestrado
FORM FIELD Instituição de Origem InstituiodeOrigem? Universidade Federal de Pelotas
FORM FIELD Estado Instituição EstadoInstituio? Rio Grande do Sul
FORM FIELD Local Tema LocalTema? Pelotas
FORM FIELD Local de Publicação LocaldePublicao? Pelotas
FORM FIELD Instituição Responsável InstituioResponsvel? Universidade Federal de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia
FORM FIELD FormatoDisponivel FormatoDisponivel Texto integral
FORM FIELD Número de Páginas NmerodePginas? 133
FORM FIELD Idioma Idioma Português
FORM FIELD Palavras Chave PalavrasChave? Psicotrópicos; uso de medicamentos; farmacoepidemiologia; epidemiologia
FORM FIELD Resumo Resumo Objetivos: avaliar a prevalência e padrão de consumo de psicofármacos em um período de duas semanas. Comparar esses resultados com um estudo de 1994, realizado na mesma cidade, Pelotas, RS. Metodologia: em um estudo transversal de base populacional, 3542 indivíduos de 15 anos ou mais foram selecionados na zona urbana de Pelotas. A amostragem foi realizada em múltiplos estágios. Dados foram coletados em entrevistas domiciliares, utilizando um questionário idêntico ao utilizado em 1994. As variáveis estudadas foram idade, sexo, cor da pele, situação conjugal, renda familiar, escolaridade, tabagismo, diagnóstico médico de hipertensão e consulta médica nos últimos três meses. Resultados: em 2003, a prevalência de consumo de psicofármacos foi de 9,9% (IC95% 8,9-10,9). Não houve diferença significativa em relação à prevalência de 11,9% (IC95% 10,1-13,7), observada em 1994, ao comparar as prevalências padronizadas por idade. O sexo feminino, o aumento da idade, o diagnóstico médico de hipertensão e a utilização de serviços médicos associaram-se significativamente em 1994 e 2003 a um maior consumo de psicofármacos. Em 2003, 74% dos usuários estavam utilizando psicofármacos há mais de três meses. Conclusões: após uma década, a prevalência permanece alta, porém o consumo de psicofármacos não aumentou, entretanto a alta prevalência de uso crônico é preocupante. Esses achados mostram a importância da indicação adequada dos psicofármacos e do acompanhamento médico regular desses usuários.
FORM FIELD Link Link http://www.ufpel.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=197
FORM FIELD Referência para Citação RefernciaparaCitao? RODRIGUES, M. A. P. Modificações no padrão de consumo de psicofármacos em uma cidade do sul do Brasil. 2004. 133f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia). Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
FORM FIELD Observação Observao Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFP.
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback