Durante a XIII REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPEd - um grupo de sócios reuniu-se para discutir proposta de criação de um novo Grupo de Trabalho na ANPEd. Começamos, naquele momento, a articulação do GT - EDUCAÇÃO & COMUNICAÇÃO. Conseguimos reunir cerca de 15 pesquisadores e estudantes de pós-graduação que estavam interessados na temática e obtivemos, nos corredores, o apoio de muitos outros colegas que não puderam comparecer àquela reunião.
Foi unânime a posição de de levarmos à Assembléia Geral da XIII Reunião Anual um documento onde apresentassemos as nossas principais idéias, comprometendo-nos em fazer uma articulação à nível nacional no sentido de que em 1991, pudessemos já realizar uma sessão deste novo GT com a apresentação de resultados de pesquisas, de experiências e de produções. Insistíamos que era fundamental só formalizar a criação do GT EDUCAÇÃO & COMUNICAÇÃO após termos tido condições de reunir um número significativo de pesquisadores na área e, principalmente, de estarmos já em trabalho. Para nós, sempre foi mais importante garantir o trabalho para depois garantirmos o grupo. Solicitamos que a Assembléia Geral aprovasse o nosso pedido de funcionamento em caráter provisório. A referida proposta foi aprovada e demos início ao trabalho deste novo GT com a circulação de um BOLETIM.
Nossa idéia maior sempre foi a de fazer com que esse novo GT pudesse se constituir num espaço de articulação e de aproximação dos educadores, e destes com profissionais de outras áreas do conhecimento, para que, num processo de sistematização do saber produzido, pudessemos fazer, efetivamente, avançar as pesquisas em Educação preocupadas com a Comunicação.
O funcionamento regular do GT Educação & Comunicação se deu a partir da reunião da 1992, que enviaram os primeiros 8 trabalhos, entre os encomendados e demandados.
Desde o começo dos trabalhos adotamos como critérios subdividir os trabalhos em quatro grandes grupos:
apresentação de resultados de projetos de pesquisas
apresentação de resultados e/ou andamentos de pesquisas individuais
relato de experiências que nos pareceram significativas para o desenvolvimento da área.
mostra de programas (vídeos, fotos, software, entre outros).
Insistimos na idéia de que os GT da ANPEd tenham como função principal a viabilização um movimento muito maior do que a simples apresentação de resultados de pesquisas e experiências na reunião anual. Os GTs precisam promover um contato permanente entre os seus pesquisadores A reunião anual se constituiria, portanto, apenas no momento do encontro físico entre estas pessoas, oportunizando um aprofundamento das discussões que já estariam se desenvolvendo por outros meios de comunicação.